Os últimos dias não serão fáceis.
A Esperança de que dias melhores virão. Na última pastoral, falei sobre a esperança que as pessoas tem a respeito de dias melhores, dias, estes, que estão vinculados aos ídolos que os seres humanos cultivam em seu coração. Mas será que é possível esperar dias melhores sem perseguirmos falsos deuses? Ou ainda: será que teríamos razão em esperarmos dias melhores?
O apóstolo Paulo alerta o jovem pastor Timóteo dizendo que os últimos dias seriam difíceis. É importante que você entenda que, desde que Paulo escreveu estas coisas a seu discípulo, nós já estamos vivendo estes “últimos dias”. Os “últimos dias” não dizem respeito aos dias que antecedem a virada do ano, ou então, antecedem a nossa morte, ou ainda antecedem a volta de Cristo. Estes “últimos dias” referem-se ao período de tempo em que Timóteo e toda a igreja viveriam até a volta de Cristo.
O que nos leva a conclusão de que vivemos dias difíceis desde que Jesus subiu aos céus; desde que Paulo escreveu estas coisas já estamos vivendo estes dias difíceis. Não é porque passamos do ano 100 para o 1000 que as coisas mudaram; não é porque passamos do 1000 para o 2000 que a realidade da existência humana se tornou melhor ou pior; não é porque passamos de 2021 para 2022 que podemos dizer que as coisas se tornaram mais difíceis (ou mais fáceis).
O fator que torna os dias difíceis em cada ano.
E isso acontece por um motivo bem simples: uma folhinha de calendário não tem esse poder! Apesar de saber que poucos ainda usam ‘calendário de folhinha’, você percebe que não é o simples motivo de que fomos do dia 31 de dezembro para 01 de janeiro que as coisas em nossa vida mudaram, não é verdade?
Em outras palavras, um ano novo nunca trará vida nova! O ano está só começando (e longe de mim querer te desanimar agora), mas você sabe que uma boa parte das lutas e dificuldades que enfrentamos em 2021 serão realidade em 2022 também, não é mesmo? Sabe por quê? Porque o fator que tornava o ano de 2021 em “dias difíceis” também estarão presentes em 2022…
Qual é o problema dos dias difíceis?
Veja o que o texto nos mostra sobre qual é o problema dos dias difíceis; perceba que os dias não são difíceis por causa do “tempo” que avança. Os dias são difíceis porque as pessoas são difíceis. Não é isso que Paulo fala? As pessoas se tornariam egoístas, orgulhosos, blasfemadores, rebeldes, ingratos, ímpios, sem amor, inimigos do bem, amigos de prazeres mundanos… A lista (2Tm 3:2-5) é ainda maior do que a que eu citei aqui. E a orientação de Paulo é clara: “Fique longe destes.” (vs. 5b)
Preste bem atenção: nós não precisamos de dias melhores!
Nós nem mesmo precisamos de pessoas melhores. O que nós precisamos é de pessoas com corações transformados pelo Evangelho! Quando cremos em Jesus, nós já vivemos os melhores dias possíveis, afinal, Ele é nosso maior tesouro. Nossos dias já são os melhores porque cremos na mensagem do Evangelho e, por isso, temos tudo o que precisamos em Jesus! Por causa disso, não espere dias melhores em 2022. Mas almeje ser ainda mais impactado pelo Evangelho e pela presença de Jesus em sua vida!
Que sejamos ainda mais impactados pelo Evangelho em 2022!
Feliz Ano Novo!
Rev. Thiago Mattos.
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui
2 respostas
Quando olhamos a nossa volta a luz da Palavra de Deus, vemos realmente como explanou muito bem em sua pastoral o Rev.Thiago que não devemos achar que devido ao ano mudar, é que teremos menos lutas em nossas vidas! Que possamos nesse ano que vai se iniciar buscar crescer na graça e no conhecimento mais e mais de Cristo Jesus Nosso Salvador! Boas férias pra vc e sua
família Rev.Deus abençoe vcs todos ricamente Saúde!
Olá Daniel, obrigado, que bom que gostou, que Deus te abençoe!