Pensamos que ídolos são coisas ruins.
“Não façam aliança com [os povos pagãos], nem com os deuses deles. Eles não habitarão na sua terra, para que não façam com que vocês pequem contra mim; se adorarem os deuses deles, isso será uma cilada para vocês.” – Êxodo 23:32,33
É bastante curioso que, muitas vezes, nós pensamos nos ídolos como coisas ruins, não é verdade? Sim, eles realmente são perversos e acabam por destruir o nosso coração. Mas por quê? Porque um ídolo nunca é algo essencialmente ruim! Perceba: quais são as coisas que nós normalmente idolatramos? Família, trabalho, carreira, conhecimento, relacionamentos, pessoas que nos fazem bem, conforto, entretenimento, dinheiro… Estas coisas não são ruins! O problema é o que nós fazemos com elas ao elevarmos essas coisas (e pessoas) a um patamar divino.
Ou seja: nós amamos tanto algo (ou alguém) que esse amor acaba distorcendo a nossa percepção da realidade. No Salmo 115, o salmista clama para que aqueles que praticam a idolatria se tornem como os ídolos (vs. 8). E, realmente, esse é o terrível destino daqueles que vivem a idolatria – são moldados por seus ‘amores’ e desejos desordenados.
O mal da idolatria acaba moldando, a nossa visão de mundo.
O domínio dos ídolos sobre nós é terrível porque ele ordena tudo de acordo com os seus desejos: nossos pensamentos, vontades, motivações – tudo isso acaba sendo movido por causa da nossa idolatria. Na verdade, o mal da idolatria em nós acaba moldando, inclusive, a nossa visão de mundo, pois passamos a enxergar todas as coisas à nossa volta baseados na idolatria.
Veja como isso é terrível: a idolatria distorce a nossa visão sobre a realidade nos fazendo adorar falsos deuses (Isaías 2:8; Jeremias 1:16). Além disso, a idolatria causa a escravidão do nosso pensamento e do nosso coração moldando os nossos passos (Jeremias 2:25). Nós precisamos lidar com o prejuízo da idolatria da mesma forma como Deus lida e o Senhor mostra claramente que os ídolos envenenam o nosso coração contra o próprio Deus (Ezequiel 14:1-5).
A idolatria é resultado do engano.
Talvez o trecho que tenhamos que manter na memória para atentarmos a respeito da destruição que a idolatria nos causa seja o capítulo 44 de Isaías. O Senhor, através do profeta, denuncia o pecado de Israel e faz isso demonstrando que o SENHOR é o único Deus (vs. 1-8). No entanto, a partir do versículo 9, Isaías fala sobre diversos prejuízos: a idolatria é resultado do engano (vs. 9, 18), causa ilusão e nos faz cair numa rede de mentiras (vs. 20) e que pode, inclusive, nos conduzir à uma dependência completa (vs. 17).
E isso não é tudo… Você já reparou que um ídolo nunca está satisfeito? Quanto mais de nós, do nosso vigor, das nossas forças e dos nossos pensamentos nós oferecemos aos nossos ídolos, mais eles requerem de nós. E enquanto não estivermos completamente exauridos fisicamente, emocionalmente e espiritualmente, eles continuarão exigindo: mais, mais, mais! Que Deus tenha misericórdia de nós! Na semana que vem, se o Senhor permitir, veremos como combater este mal tão terrível.
2 respostas
A paz do Senhor,Rev.Thiago Mattos essa abençoada explicação que encontrei aqui,foi a confirmação que,O Senhor Jesus me deu em uma visão sobre a idolatria… que o nosso Salvador continue abençoando muitíssimo a vida do senhor irmão.Em Cristo.
Olá Luzia, que bom que gostou e tocou seu coração, Deus abençoe e venha nos fazer uma visita…