Missões e evangelismo.
Um apelo a unidade da Igreja.
A última parte da carta de Paulo aos Romanos é um grande apelo à unidade da igreja. Desde o início do capítulo 14, o apóstolo Paulo está dizendo a igreja que existem questões menores na vida da igreja e que, em prol da unidade, elas devem ser deixadas de lado. Isso porque o dever que temos de acolher uns aos outros na vida da igreja está vinculada a missão de Cristo – Cristo nos acolheu para a glória de Deus e, agora, nós acolhemos a todos que querem viver pra Jesus! E é a partir disso que nós passamos a ter uma clara noção de que a missão da igreja é a missão de Cristo. Afinal, se nós devemos acolher como Cristo, então, nós devemos fazer o que Cristo fez para a glória de Deus!
Devemos assumir a missão de Cristo como missão da igreja! Por isso, nós precisamos lembrar que a missão de Cristo e da Igreja é a servir as pessoas demonstrando a glória da verdade de Deus. Se Jesus veio como servo para demonstrar a glória da verdade de Deus, então, nós como igreja, precisamos servir através das missões e da evangelização para demonstrar que Deus é verdadeiro em tudo o que faz e prometeu – para demonstrar a glória da verdade de Deus libertando as pessoas do engano e da mentira!
Mas, mais que isso, também precisamos estar cientes que a missão de Cristo e da Igreja é demonstrar a glória de Deus na misericórdia de Deus. Se Jesus veio para que as nações vissem a glória de Deus por causa da Sua misericórdia, então, nós, como igreja, proclamamos o Evangelho para que as pessoas conheçam a misericórdia de Deus em Cristo!
No entanto, isso não quer dizer que a tarefa mais importante da igreja são as missões – na verdade, a tarefa mais importante da igreja é a adoração. Isso porque a missão de Cristo e da Igreja é estimar a glória de Deus acima de qualquer outra coisa.
Que o Senhor nos abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui