O que significa ser presbiteriano? 165 anos da IPB| Rev. Thiago Mattos

09.08.2024

O que significa ser presbiteriano? 165 anos da IPB| Rev. Thiago Mattos

Dia da IPB 165 anos.

    Em 12 de agosto de 1859, chegava ao Brasil o missionário Rev. Ashbell Green Simonton para iniciar um grande movimento de evangelização em nosso país. Alguns anos depois, vimos o surgimento da Igreja Presbiteriana do Brasil. Por causa disso, neste dia, nós celebramos o Dia do Presbiterianismo no Brasil. E o motivo pelo qual nós comemoramos essa data é porque receonhecmos que é uma grande bênção pertecer a nossa denominação. De fato, louvamos ao Senhor por fazermos parte de uma história maravilhosa de pregação do Evangelho e serviço. Felizmente, o Senhor nos deu a graça de pertencermos a uma Igreja que ensina com fidelidade a Palavra, que sustenta o temor ao Senhor e uma adoração que exalta o Senhor Deus. Por causa disso, compreendemos que tudo o que fazemos é para que Jesus seja exaltado em nossa igreja.


     Desde o seu início, a IPB manteve seu compromisso com três perspectivas básicas: a pregação do Evangelho, a educação cristã e o serviço aos necessitados. Por causa disso, por todo o Brasil, vemos igrejas presbiterianas empenhadas em manter e crescer nesta tríade missionária: pregar, ensinar, assistir. E o motivo pelo qual fazemos isso é porque entendemos que pregando o Evangelho, estamos levando a única mensagem de salvação àqueles que se encontram em densas trevas e, ao mesmo tempo, porque cremos que é o poder do Evangelho que de fato edifica também os crentes. Não somente isso: educamos para a vivência cristã a fim de vermos esta salvação proclamada sendo colocada em prática. A obediência a Cristo é demonstrada quando vemos e vivemos a glória da verdade. E uma vez que queremos viver a glória da verdade, também devemos nos dedicar ao serviço, reconhecendo que existem muitos necessitados em nosso país.

Feliz dia do Presbiterianismo.

   Evidentemente, quando falamos do presbiterianismo, esperamos encontrar também uma certa identidade litúrgica que, de acordo com a Palavra, adora somente a Deus. Entendemos que o culto e a adoração deve ser regulamentados pelas Escrituras e, por isso, não deveria existir espaço em nossa liturgia para a exaltação dos feitos humanos, mas, ao contrário, demonstrar a glória de Deus em todos os atos do culto.


    Para vivermos a verdade da Palavra, a IPB adota como sistematização doutrinária os Símbolos de Fé de Westminster – a saber, a Confissão de Fé e os Catecismos Maior e Breve. Através destes documentos, somos ensinados a respeito daquilo que a Bíblia revela para crermos e vivermos com fidelidade.


      No entanto, não podemos pensar que ser presbiteriano diz respeito a tão somente uma discíplina religiosa rígida. Não fazemos estas coisas apenas para sermos presbiterianos. Fazemos estas coisas porque entendemos que, assim, estamos demonstrando nosso amor a Jesus. Afinal, é nEle que encontramos o sentido da nossa existência – Ele é a nossa vida! Vivemos por Ele e a Ele servimos com dedicação e temor. Que a glória de Deus, o Senhor Jesus e a verdade do Evangelho e o mover do Espírito sejam sempre a essência do que significa ser presbiteriano para nós.

Feliz dia do Presbiterianismo!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.