O pecado da Idolatria.
“Vocês que temem o SENHOR, confiem no SENHOR! Ele é o seu amparo e o seu escudo.” (Salmo 115:11)
Ídolos! Além de um programa de televisão, esta palavra também está associada a figuras importantes da cultura e às celebridades. Mas você já se perguntou o que essa pequena palavrinha representa em nossa vida? Com toda certeza, pior do que uma veneração de artistas e atletas, estamos falando de um problema terrível que molda os nossos pensamentos sobre a vida e que ordena as nossas decisões. Será que você, de fato, sabe o que é a idolatria? Nas próximas semanas, quero meditar com você sobre isso e como nossos ídolos podem destruir a nossa vida. No entanto, junto com você, quero aprender como a Palavra nos orienta a combatermos os ídolos.
É claro que você sabe que, na maioria das vezes, o problema não está vinculado às grandes celebridades, não é verdade? Quando nós pensamos na idolatria relacionada com a nossa espiritualidade, nós acabamos tornando esse pecado ‘simplório’ demais e, com isso, não percebemos o quanto somos atacados por ele. Ou você não percebeu que, normalmente, associamos a idolatria com a mera adoração de estátuas ou imagens? Ainda que isso realmente seja idolatria, esse pecado se manifesta de forma muito mais profunda do que nós imaginamos e não é à toa que a Bíblia nos alerta tanto sobre esta realidade terrível. O grande perigo da idolatria não é fato de que os ídolos encontram-se apenas em altares – a idolatria é tão destruidora porque ela se encontra em nossos corações e mentes.
A idolatria está na essência da queda.
O apóstolo Paulo estabelece que a idolatria está na essência da Queda (Romanos 1:18-25). Em outras palavras, o pecado aconteceu porque Deus criou os seres humanos para adorar somente a Ele, mas os seres humanos resolveram adorar e servir a criação em lugar do Criador (vs. 25).
Por isso, para definir idolatria de maneira simples, nós poderíamos dizer que, de acordo com a Palavra, todas as vezes que nós elevamos algo ou alguém a uma posição divina estamos idolatrando este algo ou alguém. Mas, afinal, o que é ‘elevar algo ou alguém a uma posição divina’? Nada mais é do que depositar a nossa confiança e a nossa esperança neste objeto/pessoa! Um ídolo é tudo aquilo que nós consideramos como sendo mais importante do que Deus para definir suas prioridades, objetivos e contentamento (felicidade).
Podemos pensar que não idolatramos outros deuses, além de Deus.
No entanto, talvez, você esteja pensando: “mas, pastor, eu nunca faço isso! A minha esperança é o Senhor! Eu deposito toda a minha confiança no Senhor!” Ah, isso pode muito bem ser verdade. O problema é que, quando afirmamos isso, estamos pensando apenas em um nível consciente – nem sempre conseguimos ultrapassar o nosso pensamento mais imediato e sondarmos o mais profundo do nosso coração.
Na próxima semana, vamos ver como podemos identificar a idolatria em nosso coração.
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos.
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui