Verdadeira adoração.
A adoração negligente é fria.
Se o amor de Deus é um tema recorrente no relacionamento da Aliança, nós também precisamos saber que a honra e o temor do SENHOR também. Aliás, honra e temor são a resposta adequada ao amor de Deus. O texto de Malaquias 1:6-14 nos fala sobre isso. E fala sobre isso a todos nós. Uma vez que nós, como igreja, somos constituídos um povo formado por sacerdotes, então, a repreensão de Deus aqui, em Malaquias, não é direcionada exclusivamente aos líderes religiosos: em Cristo, todos nós somos sacerdotes do Deus altíssimo.
Pra nossa tristeza, não é estranho pra nós pensar em irmãos e irmãs, em todas as denominações, que estão deixando de honrar e temer ao Senhor em seus cultos. Se formos honestos, temos que admitir que nós temos vivido tão pouca devoção em nossa adoração. É bastante possível encontrarmos de tudo em nossos templos, durante o tempo do culto… e, ao mesmo tempo, não encontrarmos ali admiração reverente a quem Deus é. É possível encontrarmos formalismo, mas ignorarmos o vislumbre.
A adoração negligente e fria também pode ser um severo problema pra nós, cristãos do século XXI. E digo isso porque, se por um lado vemos irmãos que querem adorar o SENHOR movidos apenas por suas boas intenções e não pela Palavra, nós também vamos encontrar aqueles que acham que a igreja é uma escola ou uma universidade. Participam do culto ansiosos pra chegar apenas no “momento da Palavra” porque tudo o que querem é “aprender” a Bíblia. Mas se você ouve a Palavra e isso não faz você explodir em adoração e rendição, então, é porque você não tem conhecido o nome do SENHOR. Talvez, você tenha uma porção de conhecimentos técnicos sobre Deus, mas, ao não se render em adoração, você tem desprezado o nome do SENHOR, assim como os sacerdotes do tempo de Malaquias.
Acompanhe a nossa Escola Bíblica Semanal! Todas as quartas, às 20 horas, em nosso canal no YouTube!
Que o Senhor nos abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui