O que é a verdadeira adoração? Malaquias- Pt.04| Rev. Thiago Mattos

12.07.2024

O que é a verdadeira adoração? Malaquias- Pt.04| Rev. Thiago Mattos

Verdadeira adoração.

“O filho honra o pai, e o servo respeita o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?” (Malaquias 1:6a)
 
    Todas as vezes que nós nos aproximamos de Deus, nós precisamos nos lembrar quem Ele é. Muitas vezes, nós crescemos em circunstâncias tão imersas de religiosidade que, acabamos esquecendo a quem nós estamos adorando. Tratamos ao Senhor e com as coisas de Deus como se fosse um mero ritualismo. Em outros momentos, estamos tão influenciados pelo relativismo dos nossos tempos, que chegamos a tratar Deus como se Ele fosse alguém que não merecesse a nossa honra e temor. E acredito que, inclusive, nós possamos estar tão insatisfeitos com a nossa vida, com as lutas e dificuldades, que chegamos a tratar Deus com desprezo por causa das provações que estamos enfrentando.
 
   Tudo isso acontece, no entanto, porque nos esquecemos do amor pactual de Deus. Deixamos de honrar e temer o Senhor porque estamos concentrados demais em nós mesmos, nas nossas necessidades, nas nossas lutas e acabamos não percebendo que, apesar destas coisas, Deus nos ama! No entanto, a falha de perceber o amor do SENHOR não é um problema do Ser de Deus – ao contrário: é um problema em nosso caráter. Deixamos de temer e honrar o Senhor porque não permitimos que o nosso ser seja tomado pela glória do nome do SENHOR

A adoração negligente é fria.

   Se o amor de Deus é um tema recorrente no relacionamento da Aliança, nós também precisamos saber que a honra e o temor do SENHOR também. Aliás, honra e temor são a resposta adequada ao amor de Deus. O texto de Malaquias 1:6-14 nos fala sobre isso. E fala sobre isso a todos nós. Uma vez que nós, como igreja, somos constituídos um povo formado por sacerdotes, então, a repreensão de Deus aqui, em Malaquias, não é direcionada exclusivamente aos líderes religiosos: em Cristo, todos nós somos sacerdotes do Deus altíssimo.

  Pra nossa tristeza, não é estranho pra nós pensar em irmãos e irmãs, em todas as denominações, que estão deixando de honrar e temer ao Senhor em seus cultos. Se formos honestos, temos que admitir que nós temos vivido tão pouca devoção em nossa adoração. É bastante possível encontrarmos de tudo em nossos templos, durante o tempo do culto… e, ao mesmo tempo, não encontrarmos ali admiração reverente a quem Deus é. É possível encontrarmos formalismo, mas ignorarmos o vislumbre.

   A adoração negligente e fria também pode ser um severo problema pra nós, cristãos do século XXI. E digo isso porque, se por um lado vemos irmãos que querem adorar o SENHOR movidos apenas por suas boas intenções e não pela Palavra, nós também vamos encontrar aqueles que acham que a igreja é uma escola ou uma universidade. Participam do culto ansiosos pra chegar apenas no “momento da Palavra” porque tudo o que querem é “aprender” a Bíblia. Mas se você ouve a Palavra e isso não faz você explodir em adoração e rendição, então, é porque você não tem conhecido o nome do SENHOR. Talvez, você tenha uma porção de conhecimentos técnicos sobre Deus, mas, ao não se render em adoração, você tem desprezado o nome do SENHOR, assim como os sacerdotes do tempo de Malaquias.

Acompanhe a nossa Escola Bíblica Semanal! Todas as quartas, às 20 horas, em nosso canal no YouTube!

Que o Senhor nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.