O papel da educação.
Na próxima semana, o Presbitério Metropolitano Norte de Curitiba, presbitério ao qual nossa igreja pertence, irá promover uma conferência especial pelo Dia da Reforma cujo tema será O Papel da Educação na Expansão do Reino de Deus. Estaremos juntos na sexta à noite e no sábado, o dia inteiro, para ouvirmos a respeito deste tema tão importante para a igreja do Século XXI. E digo isso porque Educação e Evangelização não é um tema que, em um primeiro momento, nós associamos. E provavelmente isso acontece porque, normalmente, nós pensamos na Educação como algo que fazemos dentro da igreja e a Evangelização algo que acontece fora da igreja.
Ainda que isso pareça verdade, esta visão acaba sendo bastante limitada a respeito dos dois assuntos. Isso porque a Educação, ainda que envolva a Escola Bíblica, não está limitada a este expediente da igreja; da mesma forma, a Evangelização não pode ser pensada aleatoriamente, como se não estivesse relacionada com aquilo que aprendemos e ensinamos. Educação e Evangelização estão profundamente relacionadas. E, ainda mais grave que isso, não é raro vermos igrejas se empenhando muito mais em uma do que em outra e, nessa desproporcionalidade, percebemos o grau de importância dado a cada um dos temas.
A Educação na igreja.
Com isso, grandes problemas vão se estabelecendo na vida do povo de Deus. E vemos isso porque, enquanto, as igrejas que investem prioritariamente na Educação, sem se preocuparem com a Evangelização, dificilmente crescem através de novos convertidos, as igrejas que investem em uma Evangelização explosiva, sem se preocuparem com a Educação, crescem de maneira desordenada e, muitas vezes, de maneira pouco saudável.
Precisamos entender que as duas tarefas são imprescindíveis para a vida da igreja. E veja: esta é uma realidade fundamental desde o Eden. Ao criar o ser humano à Sua Imagem e Semelhança, Deus estava estabelecendo um co-gerente para a criação – alguém que seria responsável por espalhar a Imagem e Semelhança de Deus por todo o mundo. Com isso, o SENHOR responsabiliza os seres humanos da tarefa de comunicar e expandir o conhecimento da presença gloriosa de Deus por todo o mundo através dos Mandatos Espiritual, Social e Cultural.
Esta realidade dos nossos primeiros pais foi, sem dúvida, afetada profundamente por causa da Queda. No entanto, a responsabilidade que o povo de Deus recebeu não foi ‘retirada’ por conta da impossibilidade do pecado. E isso acontece porque o próprio Deus proporcionou meios graciosos para que, mesmo contaminada por sua pecaminosidade, a igreja pudesse continuar a cumprir estes mandatos.
É exatamente por isso que você precisa participar da nossa Conferência na próxima semana: se você entende a importância da Educação e da Evangelização, então, este evento é imperdível para você!
Venha participar conosco!
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui