Boas intenções não nos previnem das mentiras
Ouvimos tanto sobre tantas formas de espiritualidade, que se não estivermos atentos, corremos o risco de cair em mentiras, mesmo se estivermos bem intencionados. Por isso é tão importante estarmos sempre discernindo a verdade da mentira. O texto bíblico a seguir nos oferecerá a base para o desenvolvimento desse pensamento, embora o foco dessa mensagem seja nos três primeiros versículos:
“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.
Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam da parte do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” 1 João 4.1-6
Jesus não é qualquer um
Recapitulando os fundamentos da vida cristã que o apóstolo João: a prova doutrinária, entendendo que Jesus ser Senhor e Salvador, a prova moral, que é viver em obediência a Jesus, e a prova social, que diz respeito a amar as pessoas.
Isso tudo deve fazer com que persuadamos a acreditar no Jesus verdadeiro, segundo o que a Palavra nos releva quem é Ele, e não em qualquer um que nos é apresentado.
No último domingo, pudemos ser edificados por uma mensagem que nos atenta para que vivamos os fundamentos da vida cristã, onde precisamos precisamos discernir a verdade da mentira, e sermos criteriosos nisso; mensagem, esta, ministrada pelo Rev. Thiago Mattos em 1 João 4.1-6.
Se atente e reconheça a verdade e a mentira
Diante da exposição bíblica, nos atentemos para um alerta geral: não acredite em tudo que se diz sobre Jesus, mas seja criterioso, coloque à prova se o que é ensinado é de Deus. Os danos do engano que a falta de critério pode proporcionar são consequências devastadoras.
Também, precisamos reconhecer a verdade: confessar que Jesus se encarnou. Aqui vemos duas verdade: Jesus veio, e veio do Pai; e veio em carne. Jesus é integralmente Deus e integralmente homem, e isso diz respeito que Jesus não veio apenas para morrer em nosso lugar, para instaurar seu Reino.
E por último, precisamos reconhecer a mentira, e isso nem sempre é tão fácil de reconhecer. Isto é, sempre que cremos e seguimos ensinos enganosos a respeito da salvação, do culto, da vida de adoração, da oração, do ministério pessoal, estamos negando quem Jesus é, e por conseguinte, vivendo uma mentira.
Lembre-se do que essa primeira parte de sermão nos chama a atenção: fique atento ao alerta geral, aprenda a reconhecer tanto a verdade quanto a mentira.
Pregação ministrada pelo Rev. Thiago Mattos a partir de 1 João 4.1-6 na Igreja Presbiteriana do Tarumã, em Curitiba, no dia 07.11.2021.
Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.
YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma
Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.