Como uma doutrina saudável pode nos conduzir a uma adoração entusiasmada? Malaquias – Parte 8| Rev. Thiago Mattos

16.08.2024

Como uma doutrina saudável pode nos conduzir a uma adoração entusiasmada? Malaquias – Parte 8| Rev. Thiago Mattos

Adoração entusiasmada.

“Se não ouvirem e não se importarem com a necessidade de honrar o meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vocês a maldição e amaldiçoarei as suas bênçãos. Aliás, já as amaldiçoei porque vocês não se importaram com a honra devida ao meu nome.” (Malaquias 2:2)
 
   Por causa da nossa gloriosa compreensão a respeito da graça de Deus, nós acabamos de nos esquecer de uma palavrinha extremamente importante em toda a Bíblia e em nossa vida com Deus: a palavrinha temor. É evidente que isso não quer dizer que temos que ter “medo” de Deus. Ao contrário – a Bíblia nos diz que “No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora o medo.” (I João 4:18) Acontece que, ao ignorarmos o temor do SENHOR, acabamos por praticar uma fé cristã completamente desvinculada do conhecimento da graça de Deus.
 
  Digo isso porque, como cristãos, nós precisamos nos lembrar de uma frase muito importante: a ortodoxia leva a ortopraxia! Isso quer dizer, de maneira bem simples que, se nós cremos corretamente, então, nós iremos nos comportar de maneira justa. No texto de Malaquias 2:1-9, mostra para nós o severo juízo de Deus, trazendo maldição aos sacerdotes que negligenciavam a adoração nos tempos do profeta Malaquias. Acontece que essa falha dos sacerdotes em temer e honrar o SENHOR, não era um problema menor, ou apenas um rigor “litúrgico” de Malaquias, como muitos pensam. Era muito mais do que isso… Deus está dizendo aos sacerdotes que tudo o que vinha acontecendo com o povo de Israel era porque eles não se importavam com a necessidade de honrar o nome do SENHOR.

O senhor é digno de ser louvado.

    Para honrar o nome do SENHOR, eles deveriam praticar a adoração de fato! Eles deveriam lembrar que o nome do SENHOR é digno de ser louvado. Mas como eles estavam enfatuados de Deus (como Malaquias 1:13 nos mostra), então, eles nunca tratariam com honra o nome do SENHOR. A sua compreensão a respeito do caráter de Deus estava tão distorcida que ofereciam sacrifícios inadequados e impuros. Ou seja: por causa de suas crenças distorcidas a respeito de Deus, a sua devoção a Deus era distorcida; como eles não criam no SENHOR, então, seus sacrifícios nunca seriam uma adoração adequada ao SENHOR. E como Deus havia prescrito na Antiga Aliança, por causa da Sua negligência, o SENHOR precisava trazer maldição aos sacerdotes levitas.

   Esse é o motivo pelo qual nós devemos levar a adoração tão à sério. Hoje, nós temos acesso a Deus por intermédio de Cristo. Jesus é o sacrifício perfeito; Ele nos conduz ao culto verdadeiro; Ele nos leva a adorarmos a Deus em espírito e em verdade. Jesus, o nosso Sumo-Sacerdote, nos fez um povo de sacerdotes. E quando nós negligenciamos a adoração, estamos negligenciando o que Jesus fez por nós, em nosso favor. Estamos de tal forma unidos ao nosso Senhor que, a presença de Deus que Ele conquistou na cruz do Calvário está acessível a todos nós, sacerdotes do Deus Altíssimo.

   Acompanhe a nossa Escola Bíblica Semanal! Todas as quartas, às 20 horas, em nosso canal no YouTube!

Que o Senhor nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.