Firme seu coração em Deus.
Estrutura básica das cartas do apocalipse.
Em cada uma dessas cartas existe uma estrutura básica. Em algumas delas, veremos essa estrutura de maneira bem marcante. Em outras, no entanto, veremos que a revelação de Jesus omite alguns trechos por conta da repreensão ou elogio àquela igreja específica. Em algumas cartas, algumas sessões estão ausentes e em outras estão misturadas em uma só. Mas, mesmo assim, seremos extremamente abençoados ao entendermos aquilo que Cristo quer da sua Igreja ao se comunicar conosco.
Essa estrutura é marcada, em primeiro lugar por um TÍTULO, atribuído ao remetente da carta: Jesus. Após a revelação do caráter de Jesus, passamos a ver as CARACTERÍSTICAS da igreja. Por conta dessas características encontramos um CONSELHO ou exortação de Jesus. No entanto, nem todos seguem esse conselho, o que traz uma CONSEQUÊNCIA para aqueles que mantem o coração endurecido pelo pecado. Mas, pela graça de Deus, tudo termina com uma PROMESSA de Jesus ao vencedor.
Livro de Apocalipse.
As setes igrejas do Apocalipse são, segundo creio, um exemplo e uma realidade de todas as igrejas de todos os tempos na face da terra. Ao contrário do que alguns pensam, aquelas igrejas não estão ali para nos falar tão somente sobre igrejas que existiram historicamente – ainda que pareça evidente que elas existiram. Elas estão ali para que o Senhor Jesus possa nos mostrar o que Ele espera de uma igreja verdadeiramente em todos os tempos e em todos os lugares.
O Livro de Apocalipse tem sido, ao longo da história, negligenciado pelas igrejas e pregadores. Pela graça de Deus, nós temos estudado em nossa Escola Bíblica Dominical e, mesmo no passado, Pr. Patrick já ministrou sobre estas cartas. E o motivo pelo qual nós damos tamanha importância a este livro não é apenas porque queremos preparar a igreja para um futuro certo – a volta de Jesus. O motivo pelo qual devemos conhecer este livro é para que vivamos de acordo com a “revelação de Jesus Cristo” (Ap 1:1) – Jesus revelando para nós como Ele deseja que a igreja seja. E tudo isso para que vivamos “a igreja segundo o coração de Deus”.
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui