Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.07| Rev. Thiago Mattos

31.05.2024

Como posso viver a igreja segundo o coração de Deus? Pt.07| Rev. Thiago Mattos

A Igreja de Filadelfia.

“Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.” (Apocalipse 3:8b)

  Filadélfia! A igreja que continua inspirando muitas outras igrejas em todo mundo e em todos os tempos. Em nosso Sínodo temos, inclusive, uma Igreja Presbiteriana Filadélfia. Mas por quê? Filadélfia, em grego, quer dizer ‘amor fraternal’. E podemos supor que essa era uma característica daquela igreja. Jesus faz um tremendo elogio a esta igreja porque ela guardou a palavra de Cristo e não negou o nome de Cristo. Uma excelente forma de guardarmos a Palavra de Jesus e vivermos em fidelidade a Ele é amando nossos irmãos!


   Cerca de 80 anos antes de João escrever o Livro de Apocalipse, a cidade de Filadélfia foi atingida por um terremoto e, junto com Sardes e outras dez cidades, foi completamente devastada. O imperador romano Tibério foi quem reconstruiu as duas cidades. E, por isso, o culto ao imperador, prática comum na época do Império Romano, se intensificou naquelas cidades. No entanto, diferente de Sardes, Filadélfia permaneceu fiel. Guardou a Palavra de Cristo! E para aqueles que guardam a Palavra, Jesus promete uma porta aberta que ninguém pode fechar.

Porta aberta.

  Nós não sabemos ao certo o que esta porta aberta indica. Mas podemos supor que esta porta aberta é uma possibilidade de evangelização da cidade de Filadélfia; uma oportunidade ministerial. Se pensarmos assim, podemos perceber que mesmo sendo uma igreja fraca, com poucos recursos, ainda assim, Jesus é quem sustenta o ministério da igreja. Diante disso, não podemos ficar parados! Cristo é a garantia do nosso sucesso ministerial. Se vamos ter êxito na pregação do Evangelho e no desempenho da missão da igreja é porque Jesus mantém a porta aberta.

  No entanto, o mais provável é que esta porta aberta simbolize a salvação eterna que Jesus tem para aqueles que guardam a sua palavra. Em Isaías 22:15-25, nós somos apresentados a história de um administrador infiel, chamado Sebna. Deus, através do profeta, levanta um homem, Eliaquim, que teria a chave do reino de Davi e seria um homem honrado na administração dos recursos do reino. Eliaquim é, na teologia bíblica, um tipo de Cristo – ele apresenta a fidelidade dAquele que tem a chave do Reino Eterno, o Senhor Jesus! O texto de Apocalipse 3:7 nos testifica isso quando Jesus se identifica como “o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi…” (Ap 3:7) E isso nos traz a segurança de saber que é o nosso Rei quem mantém a porta aberta para aqueles que guardam a Palavra!

  Ainda que Filadélfia fosse uma cidade traumatizada por um terremoto, a segurança eterna que temos em Jesus é uma tremenda promessa! E, por melhor que fosse o imperador Tibério, ninguém poderia prometer uma segurança tão inabalável como Jesus. Só nEle encontramos a Rocha Eterna que não se abala! Só nEle podemos ser uma coluna indestrutível no santuário de Deus. Esta é a promessa para aqueles que permanecem fiéis guardando a Palavra!


  Guardar a Palavra não é um esforço de tão somente ‘aprender’ a Palavra. Muito mais que isso, precisamos perceber que uma igreja segundo o coração de Deus vive e é moldada pela Palavra!

Em Cristo!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.