Ser constante na minha devocional.
Essa semana me peguei pensando sobre qual seria o meu sonho a respeito dos meus irmãos da igreja. Como pastor, o que eu mais gostaria que meus irmãos vivessem? E eu cheguei a conclusão de que tenho alguns bons desejos a respeito da vida espiritual daqueles que pastoreio. Mas o que mais me trouxe alegria foi pensar na possibilidade de ver todos os meus irmãos lendo a Bíblia e orando diariamente… Pensei: “imagine como seria uma congregação de 300 pessoas que lêem a Bíblia e oram todos os dias?”
Sei que já escrevi algumas vezes a respeito da nossa vida devocional aqui, nesse espaço, no entanto, por entender que esta é uma parte importantíssima da nossa vida cristão, me sinto compelido a falar com você novamente sobre esse assunto. Mas não porque você acha que isso não é importante – tenho consciência de que você mesmo saiba da importância de ler a Palavra e estar com o Senhor em oração diariamente. Acontece que, se você é uma pessoa ‘normal’ é bastante provável que você esteja lutando com a constância da sua vida devocional desde que se converteu, não é verdade? E sabe como eu sei disso? Porque esta é uma luta para muitos (se não, quase todos) os cristãos. Acho que você não ficaria surpreso em lembrar que até mesmo muitos pastores não conseguem manter constância na sua vida devocional e que, infelizmente, muitos só lêem a Bíblia para preparar a pregação/estudo e só oram liturgicamente.
Importância das emoções para nossa Fé.
Ao normalizar a falta de constância, não estou, de forma alguma, te dando uma “desculpa” para que você sinta-se satisfeito com a inconstância. Mas isso deve te levar a ser mais misericordioso com você mesmo. A nossa vida é cheia de inconstância – são poucos irmãos que conseguem manter uma rotina de vida/trabalho/família tão disciplinada para que a devocional seja realizada todos os dias. E mesmo que você consiga manter alguma disciplina, nós sempre nos vemos cercados de situações que nos forçam a adaptar o nosso dia a dia (mudança no trabalho, uma enfermidade na família, os imprevistos com o carro, etc). Por isso, seja misericordioso com você mesmo – não olhe para a sua devocional como uma forma de ‘conquistar’ algo da parte de Deus! Certamente, Deus não vai te amar mais por causa disso.
No entanto, mesmo que a inconstância seja o ‘normal’, precisamos pensar na constância como um ideal a ser alcançado. E, por isso, gostaria de dar algumas dicas para você. A primeira delas é ler um pouco todos os dias é melhor do que ler muito uma vez por mês: ler alguns poucos minutos por dia é melhor do que ler muito 1 uma vez por mês. Em segundo lugar, a tecnologia pode ser uma bênção: crie um plano de leitura bíblica no seu app de Bíblia; ouça audiobooks devocionais enquanto dirige ou executa tarefas domésticas. Em terceiro lugar, traga sua família para participar desse momento: em alguns momentos da vida, é quase inviável tentar manter um tempo a sós com Deus; por isso, use um tempo de refeição em família para que vocês possam ler a Palavra e orar juntos; aproveite o momento de colocar as crianças para dormir.
Organizando alguns detalhes da sua rotina, você certamente vai conseguir ser mais constante na sua vida devocional e, ao longo dos anos, vai perceber o quanto tem crescido no seu relacionamento com Deus.
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui