As pessoas tem dificuldades em se relacionar com pessoas de outra nacionalidade.
Existe uma sabedoria da comunicação.
Perceba que, através desse texto, o apóstolo Paulo nos mostra que existe uma sabedoria da comunicação – existe um momento adequado para que a palavra de edificação seja pronunciada e este momento é de acordo com a necessidade. Por causa do nosso egoísmo (ou da nossa ‘ansiedade’ por falar), nós sempre achamos necessário falar sem parar ou simplesmente ignorar a necessidade do momento. Mas Bíblia nos instrui sobre como devemos proceder!
Veja como uma simples conversa pode ocasionar tal situação. Ao perguntar a alguém se ela está bem, nós sempre respondemos que “sim”, mesmo quando não está! No entanto, perceba que nós também ficamos incomodados quando perguntamos para alguém se está tudo bem e essa pessoa ‘desanda’ a falar sobre todos os problemas que está vivendo. “Nossa, perguntei pra Fulana se ela estava bem… Você acredita que ela me contou sobre todos os problemas dela?” E por que este incômodo acontece? Porque quando a pessoa fala que as coisas não estão bem, a necessidade fica evidente e, nem sempre, nós queremos nos comprometer com isso.
É evidente que nós precisamos ser sábios a respeito do momento em que nos encontramos para conversarmos sobre as razões das nossas aflições. No entanto, se você não está disposto a participar daquela necessidade, então, é melhor nem perguntar como a pessoa está. Isso porque, se o momento não é oportuno, e, às vezes, realmente não é, então, devemos nos abster de perguntas que possam gerar conversas profundas. Por outro lado, a Bíblia nos incentiva a sermos mais paciente, mais dispostos e disponíveis, aprendendo a sermos usados por Deus, para edificar através da fala conforme a necessidade das pessoas ao nosso redor.
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui