Proferimos palavras boas.
Substituir as palavras ruins, pelas boas.
O contraponto é que nós devemos substituir as palavras sujas, torpes, tolas, apodrecidas, por palavras que sejam boas para a edificação. Isso não quer dizer que devamos valorizar o tal ‘crentês’! Mas isso quer dizer que nós devemos usar a nossa fala para edificação: precisamos construir alguma coisa quando falarmos.
Perceba que o texto de Efésios nos chama a usarmos a nossa fala na perspectiva de Deus – o SENHOR, quando fala, cria coisas. É claro que Sua voz majestosa tem poder para destruir, pelo Seu juízo, as coisas ao Seu redor. No entanto, o primeiro exemplo que temos da fala de Deus é uma fala de edificação; Deus criou todas as coisas pela palavra do seu poder! E nós, pelo ato da fala, somos chamados a edificar; mesmo que não tenhamos o mesmo poder para criar que o Senhor possui, pela nossa fala, somos exortados a edificar.
Mas não apenas isso: veja a beleza da Criação! Lembre-se que tudo o que Deus criou era “bom”. E não apenas “bom” como sinônimo de útil, mas “bom” no sentido de bonito, belo! Enquanto as palavras torpes estragam a comunicação, tornando-a feia e suja, a palavra da edificação afeta a estética das nossas conversas!
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui