Como posso controlar minha língua? Pt.04 | Rev. Thiago Mattos

21.03.2024

Como posso controlar minha língua? Pt.04 | Rev. Thiago Mattos

Proferimos palavras boas.

  “Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” (Efésios 4:29)
 
  A Bíblia se pronuncia com bastante riqueza a respeito da nossa fala. A Sabedoria da Palavra, vivificada em nós pelo Espírito Santo, é o que constrói a nossa santidade no dia a dia e, por isso, se queremos um falar santo, controlando nossa língua, devemos olhar com atenção para o que as Escrituras nos dizem sobre o ato de falar. O versículo citado acima nos dá uma perspectiva do que é um falar santo. E, através dele, podemos aprender alguns princípios valiosos para a nossa comunicação. O primeiro deles, inclusive, envolve algo que, infelizmente, faz parte do nosso dia a dia.
 
   Se você se relaciona com outras pessoas fora da realidade da igreja, você já deve ter reparado como as pessoas falam palavrão, não é verdade? Existem algumas palavras sujas que já foram até incorporadas ao cotidiano e fazem parte, até mesmo, das conversas mais ‘normais’.  E, ainda que tenhamos a tendência de ‘normalizarmos’ algumas dessas palavras, precisamos confrontar nosso coração: elas não são adequadas e, mais que isso, não podem fazer parte do nosso vocabulário.

Substituir as palavras ruins, pelas boas.

  O contraponto é que nós devemos substituir as palavras sujas, torpes, tolas, apodrecidas, por palavras que sejam boas para a edificação. Isso não quer dizer que devamos valorizar o tal ‘crentês’! Mas isso quer dizer que nós devemos usar a nossa fala para edificação: precisamos construir alguma coisa quando falarmos.


   Perceba que o texto de Efésios nos chama a usarmos a nossa fala na perspectiva de Deus – o SENHOR, quando fala, cria coisas. É claro que Sua voz majestosa tem poder para destruir, pelo Seu juízo, as coisas ao Seu redor. No entanto, o primeiro exemplo que temos da fala de Deus é uma fala de edificação; Deus criou todas as coisas pela palavra do seu poder! E nós, pelo ato da fala, somos chamados a edificar; mesmo que não tenhamos o mesmo poder para criar que o Senhor possui, pela nossa fala, somos exortados a edificar.


   Mas não apenas isso: veja a beleza da Criação! Lembre-se que tudo o que Deus criou era “bom”. E não apenas “bom” como sinônimo de útil, mas “bom” no sentido de bonito, belo! Enquanto as palavras torpes estragam a comunicação, tornando-a feia e suja, a palavra da edificação afeta a estética das nossas conversas!

Que Deus te abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.