Como posso adorar de maneira apropriada? Malaquias- Pt.05| Rev. Thiago Mattos

19.07.2024

Como posso adorar de maneira apropriada? Malaquias- Pt.05| Rev. Thiago Mattos

Ficamos fechados durante a pandemia.

    “…desde o nascente do sol até o poente, é grande o meu nome entre as nações” (Malaquias 1:11a)

    Do início de 2020 até o meio de 2021, muitas igrejas permaneceram fechadas por causa da pandemia de COVID-19. Durante todo esse período, a igreja esteve impossibilitada de se reunir plenamente por conta das restrições sanitárias impostas pelas autoridades governamentais. Nossa igreja, optou por um caminho diferente: antes mesmo do Estado ordenar o fechamento de espaços públicos, o Conselho da igreja, pensando no zelo e na saúde dos irmãos, resolveu paralisar as atividades até que pudéssemos tomar uma decisão que glorificasse a Deus e, ao mesmo tempo, preservássemos a saúde dos irmãos. 

   Durante todo o período em que ficamos ‘fechados’ e, depois, em que estávamos ‘meio abertos’, Deus foi gracioso conosco, possibilitando que a IP Tarumã crescesse mesmo durante a pandemia. Isso, evidentemente, foi resultado do grande esforço de alguns irmãos que se desdobraram para que, mesmo sem podermos nos encontrar presencialmente, continuássemos a ser edificados mesmo que virtualmente. No entanto, nós ficamos, sim, sem a ministração da Ceia do Senhor por um longo período de tempo. Aos pouquinhos, quando a presença dos irmãos foi retomada de maneira contida, nós voltamos a ministrá-la. Algumas igrejas, bolaram estratégias para que a Ceia fosse ministrada. No entanto, nós entendemos que passar aquele tempo sem a Ceia era uma forma de compreendermos que o Senhor estava disciplinando a Sua igreja para aprendermos como vínhamos sendo negligentes com a reunião do povo de Deus.

 

O desejo de Deus por intermedio do profeta.

  O texto de Malaquias 1:10-14 nos fala sobre algo semelhante: o desejo do próprio Deus, por intermédio do profeta, de que as portas do templo fossem fechadas para que sacrifícios impuros não fossem oferecidos ao SENHOR. E tudo isso porque a oferta oferecida a Deus era inaceitável. E isso porque não apenas os animais apresentados eram impróprios para o sacrifício, mas porque a apresentação desses animais revelava a condição interna, do coração, daqueles que deveriam adorar ao SENHOR. 

   No entanto, ao mesmo tempo que o texto nos apresenta o juízo de Deus contra a adoração profana, o SENHOR também nos apresenta algo glorioso: a realidade de que a Sua grandeza e majestade seriam reconhecidas em todas as nações! O culto inaceitável que os sacerdotes apresentavam como resultado de um coração distante do SENHOR estava fadado ao fracasso. A restauração da adoração como resultado da transformação do coração é o que Deus diz que vai acontecer no versículo 11.

   Quando olhamos para essa realidade, estamos aprendendo, no temor do SENHOR, que, em Cristo a nossa adoração é restaurada. E que, se nós queremos adorar a Deus de maneira apropriada, então, devemos confiar completamente naquilo que Jesus faz em nós. Não adoramos de acordo com as nossas boas intenções, ou de acordo com os nossos méritos e virtudes – o sacrifício que apresentamos seria sempre defeituoso e inaceitável a Deus –, mas nós nos achegamos à Presença de Deus para adorá-Lo por intermédio do sacrifício perfeito. O Senhor Jesus deu a Sua vida em sacrifício para que, hoje, através dEle pudéssemos adorar a Deus.

   Acompanhe a nossa Escola Bíblica Semanal! Todas as quartas, às 20 horas, em nosso canal no YouTube!

 

Que o Senhor nos abençoe!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Curtiu? Então compartilhe este post com alguém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.