Existe cura para a minha impaciência? | Rev. Thiago Mattos

13.09.2024

Existe cura para a minha impaciência? | Rev. Thiago Mattos

A cura para impaciência existe?

“E assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:14,15)
 
   Todos os dias, nós somos expostos a diversas situações que causam a nossa impaciência. Seja um colega de trabalho que nos irrita em um dia cansativo, a falta de descanso por causa da enfermidade dos filhos, a fome causada pelo almoço que atrasou, os filhos que se recusam a obedecer, ou até mesmo aquela pessoa que dirige vagarosamente em nossa frente no trânsito. Em outros momentos, nossa paciência é testada por conta das mais variadas provações: uma dor que não cessa, uma crise vocacional, a escassez… Cada uma dessas coisas acaba nos deixando extremamente impacientes.
 
   O que nós nem sempre consideramos é que toda impaciência é resultado da nossa falta de submissão à vontade de Deus. E podemos dizer isso porque, normalmente, nós manifestamos a nossa impaciência em situações que não existe nada que possamos fazer para alterar aquela realidade. Perceba: por mais que você buzine e ‘xingue’ o motorista da frente, isso não fará com que ele ande mais rápido; ainda que nós tenhamos o dever de educar e corrigir nossos filhos, nós sabemos que, por mais que nos esforcemos, isso não vai fazer com que eles deixem de ser desobedientes (só o Evangelho transforma os corações).

A impaciência manifesta a nossa incapacidade de perceber a graça de Deus.

   Além disso, a impaciência manifesta a nossa incapacidade de perceber a graça de Deus, afinal, ainda que passemos pelas provações, nós esquecemos que o Senhor nos livrou da morte e nos fez provar da redenção e nova vida em Cristo. E talvez isso te leve a perguntar como estas coisas estão relacionadas…


    Em Números 21:4-9, a Bíblia nos conta sobre impaciência do povo de Deus, logo após deixar a casa da servidão no Egito. A impaciência surgiu como resultado da longa jornada pelo deserto (vs. 4,5). Por causa da ingratidão, então, o SENHOR envia cobras venenosas como demonstração do Seu juízo para corrigir aquele povo murmurador (vs. 6). Ciente do seu pecado, então, o povo aproxima-se de Moisés para que ele intercedesse diante de Deus (vs. 7) e Deus graciosamente providencia o meio através do qual eles provariam de cura: uma serpente de bronze (vs. 8). “Moisés fez uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste. Quando alguém era mordido por alguma cobra, se olhava para a serpente de bronze, ficava curado.” (vs. 9)


    Aquele povo impaciente foi corrigido por Deus porque manifestava sua ingratidão com relação ao Seu poderoso ato de redenção: o SENHOR havia libertado da escravidão e da morte e, mesmo assim, caminhava em meio às provações reclamando das dificuldades.


   Ao apresentar sua missão ao mestre Nicodemos, em João 3, Jesus diz que esta serpente de bronze era ‘semelhante’ ao Filho do Homem em sua morte e ressurreição – assim como eram curados aqueles que olhavam para serpente, aqueles que creem em Jesus recebem a vida eterna.


   Quando nós reclamamos da vida e manifestamos nossa impaciência, estamos deixando de olhar pra serpente de bronze – esquecemos que o Filho do Homem foi levantado e nos deu a vida eterna. O Evangelho é a cura para a nossa impaciência: olhe para Jesus e celebre a redenção!

Que o senhor nos ajude!

Rev. Thiago Mattos

Igreja Presbiteriana do Tarumã

Saiba mais sobre a IPT clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Tabela

Venha nos conhecer

Sua presença será uma alegria para nós, entre em contato
para agendarmos sua participação.