A Igreja de Tiatira.
Jesus é amor, fé e serviço.
E, mesmo diante de uma realidade tão imoral, a igreja na cidade de Tiatira demonstrou um crescimento notável. O próprio Jesus destaca o amor, a fé, o serviço e a perseverança daquela igreja. E para nossa surpresa, Jesus ainda ressalta que as últimas obras daquela igreja eram ainda mais numerosas que as primeiras (Ap 2:19). Perceba que, se a cidade de Tiatira era inexpressiva, a igreja de Tiatira estava cada vez melhor; a igreja estava ‘bombando’. Seu amor era cada vez melhor. O serviço cada vez mais abundante. A fé cada vez mais fervorosa. A perseverança cada vez mais firme. No entanto, a tolerância com o pecado era também cada vez maior (Ap 2:20,21)… E, por causa do seu pecado, o juízo de Jesus se mostraria severo contra aquela igreja (Ap 2:22,23).
O que aqueles crentes não percebiam é que estavam tão associados comercialmente com os ímpios que acabavam por associarem-se a eles espiritualmente também. O que eles não percebiam é que realizar obras cada vez melhores não é uma desculpa para tolerarmos o pecado. Aliás, é a santidade na vida que nos leva a realizar obras cada vez melhores pra Jesus!
Quando nós olhamos para a realidade da igreja dos nossos dias, percebemos que elas se parecem perigosamente com a igreja de Tiatira: promovem um tanto de eventos, realizam diversas atividades, tem um culto vivo e perseveram na fé. Mas, para nossa tristeza, ao mesmo tempo, não tratam o pecado como deveriam; são tolerantes demais com a imoralidade, a sedução da carnalidade. Estão cada vez mais associados espiritualmente com “os desejos da carne, [com] os desejos dos olhos [e com] a soberba da vida” (I João 2:16).
Uma igreja segundo o coração de Deus é uma igreja que cresce – mas ela precisa crescer em tudo, inclusive na sua retidão e santidade. Que Deus nos abençoe para que, de fato, sejamos esta igreja.
em Cristo!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui