A Igreja de Pérgamo.
Uma igreja segundo o coração de Deus.
Acontece que algumas pessoas daquela igreja vinham negociando seus valores, sua fidelidade, sua adoração. Estavam se dobrando à imoralidade sexual e à idolatria da cidade. Na mesma igreja, onde pessoas morriam por amor a Jesus, algumas pessoas estavam se tornando idênticas àquela sociedade moralmente e espiritualmente perdida. Por isso, ao falar com a igreja de Pérgamo, Jesus se refere àquela cidade como o lugar “onde Satanás habita” (vs. 13), onde está o “trono de Satanás” e, por isso, os repreende chamando-os ao arrependimento (vs. 16).
É possível que, para nós cristãos do séc. XXI, que nos julgamos tão ‘mente-aberta’, ‘descolados’ e seguidores do ‘politicamente correto’ a repreensão de Jesus seja muito estranha, uma vez que fala sobre um lugar com religiosidade tão abundante de forma tão dura. No entanto, Jesus nunca escondeu a verdade: Ele é “aquele que tem a espada afiada de dois gumes” (vs. 12). A Bíblia faz diversas referências a espada como sendo a Palavra de Deus. Jesus é o Verbo (palavra) de Deus (João 1:1). Em Jesus, encontramos a revelação máxima do ser de Deus (Hebreus 1:1-3). E, por isso, quem não conhece Jesus, não conhece a Deus! Mas não apenas isso… Também encontramos na Bíblia a associação entre a espada e juízo de Deus. Para aqueles que enxergam Deus como um velhinho bonzinho, mais parecido com o Papai Noel, precisam enxergam que a ira de Deus permanece sobre os filhos da desobediência (Efésios 5:6).
Uma igreja segundo o coração de Deus é uma igreja que não abre mão da verdade para ser testemunha fiel, mesmo que, para isso, em alguns momentos, tenha que se recusar à tentação de se assemelhar ao mundo.
Fuja da ira vindoura!
Que Deus te abençoe!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui