Terceiro domingo do Advento.
Natal é o Nascimento de Jesus.
A Bíblia nos conta que um anjo do Senhor desceu dos céus e anunciou esta mensagem a um grupo de pastores que guardavam seus rebanhos na região de Belém, onde Jesus nasceu. A mensagem do anjo era: “Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10,11). Mesmo aqueles que não celebram o natal irão concordar que existe um motivo de grande alegria: Jesus nasceu! O Salvador, o Messias prometido, veio ao mundo para dar a sua vida em resgate do povo de Deus e, assim, nos unir ao Senhor! Este é o motivo da nossa alegria: a esperança realizada!
O tempo todo nós estabelecemos marcas em nosso calendário para recordarmos das datas especiais. No entanto, ao fazermos isso, não estamos querendo apenas lembrar do que aconteceu, mas do significado por trás daquelas datas. A memória da formatura, do casamento, do nascimento de um filho – cada uma dessas coisas tem significados maravilhosos para nós.
Quando nos lembramos do nascimento de Jesus (e marcamos um período do ano para celebrarmos isso), estamos trazendo à nossa memória o significado do nascimento de Jesus. Os domingos de advento tem a função de nos trazer à memória os eventos do Natal, mas também o significado do Natal. Durante estes domingos que antecedem o Natal, nós nos lembramos que devemos esperar o Senhor, assim como o povo de Deus do Antigo Testamento esperou pela intervenção de Deus na história; nos lembramos que essa espera deve nos conduzir ao arrependimento; mas também nos lembramos da alegria da salvação que temos em Cristo!
Que a alegria do Natal nos faça celebrar no Senhor! Feliz Natal
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui