Dia de Pentecostes.
No Antigo Testamento, o povo de Deus celebrava a Festa de Pentecostes. Nesta festa, o SENHOR ordenava que o Seu povo celebrasse a provisão de Deus através dos frutos da colheita. A Festa acontecia 50 dias após a Páscoa (e, por isso, o nome “Pentecostes”) e era um mandamento para o povo de Deus. No entanto, o motivo pelo qual nós devemos nos lembrar do Pentecostes não está necessariamente associado com a colheita ou com a provisão de Deus – ainda que, de maneira análoga, estes temas ainda sejam importantes.
A partir do Novo Testamento, o Pentecostes é celebrado pela Igreja de Cristo porque 50 dias após a ressurreição de Jesus, o Senhor derramou o Seu Espírito sobre a vida dos discípulos. E, por causa disso, os discípulos foram capacitados de maneira poderosa para a proclamação da salvação por meio da mensagem do Evangelho – eles seriam cheios de poder para serem “testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” (Atos 1:8) Essa mesma expectativa deve estar em nós, na igreja do Século XXI também
O que é Pentecostes?
Diante disso, sejamos honestos, não parece que, muitas vezes, nós somos negligentes com Espírito Santo? Digo isso porque o Espírito não é uma energia ou um entidade indefinida; ao contrário: a Palavra demonstra claramente que Ele é a Terceira Pessoa da Trindade e, juntamente com o Pai e o Filho, devemos obedecê-Lo, amá-Lo e glorificá-Lo. E como podemos fazer isso? Celebrando aquilo que a Bíblia fala sobre a ação do Espírito na vida do crente.
Começamos a fazer isso quando nos lembramos que a única forma pela qual nós podemos provar de salvação é se provarmos de um Novo Nascimento (Regeneração). No entanto, a Bíblia afirma claramente que ninguém pode ser regenerado se não nascer do Espírito. Ou seja, é o próprio Espírito Santo que nos regenera para a conversão – é através da operação do Espírito em nós que somos habilitados a nos arrependermos de nossos pecados e crermos em Jesus para salvação. No entanto, a Bíblia nos mostra claramente que a obra do Espírito não está limitada a este momento específico na vida do cristão. Muito mais que isso, sabemos que o Espírito continua a operar em nós, nos santificando e nos fazendo lutar contra nossos pecados.
Mas veja: isso não parece estar ainda um pouco distante do que vemos em Atos 2? Temo que sim! Sabe por quê? Porque claramente o que acontece no dia de Pentecostes é a ação do Espírito capacitando a igreja com poder para realizar grandes prodígios, milagres e sinais na proclamação do Evangelho. O Pentecostes, por isso, é o tempo que deve nos levar a uma grande expectativa – não por um ‘novo’ Pentecostes, mas para vermos em nós e na igreja um demonstração extraordinária do poder de Deus
Que Deus nos abençoe e nos encha com seu Espírito!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui
4 respostas
Muito bom esse comentário. Parabéns revendo que O Senhor Jesus através do Espirito Santo continue usando sua vida para abençoar pessoas que necessitam do socorro de Jesus e que o inimigo muitas vezes impede que o coração dos mesmos seja acolhedor.
gostei minha leitura foi otima aprendi muito.
Um tema para se fazer uma grande analise . Parabéns pela bela explicação com belo conteúdo.
Estudar esse tema é não sermos negligentes com Espírito Santo e não só sabermos sobre a trindade (Pai, Filho e Espirito Santo). Mas sim, que possamos ter convicção em cristo Jesus, que nosso corpo é morada do Espirito Santo, após claro a regeneração. AMÉM…
Conteúdo de fácil entendimento muito bom.