Momentos difíceis.
No dia 31 de janeiro desse ano recebi a triste notícia do falecimento de um irmão querido com quem trabalhei há alguns anos. Ele servia em uma igreja muito comprometida com a obra missionária aqui em Curitiba, eu o conheci, inclusive, no tempo em que trabalhei em uma agência missionária, pois ele servia a agência voluntariamente. O velório ocorreu na noite do falecimento e no dia seguinte, quando no início da tarde houve um ofício fúnebre onde foi realizado um culto de gratidão antes de seu cortejo e sepultamento.
Durante o culto, ficou evidente a tristeza dos irmãos daquela igreja lotada de pessoas que sentiam a sua partida. O próprio pastor, muito sensível com toda a situação, sentia a partida não só de uma ovelha, mas de um amigo pessoal de mais de 30 anos. Porém algo me chamou profundamente a atenção. Embora profundamente consternados, havia um semblante impressionante, difícil de ignorar, de intensa e sólida paz nos familiares. A esposa, em meio as lágrimas contidas esboçava um olhar de gratidão. Os filhos chegavam a ter ligeiros sorrisos no rosto carregados de uma leveza não anestésica ou alienada.
De onde vinha a firmeza?
De onde vinha tamanha firmeza em um momento de perda de um pai e marido tão jovem que partira por conta de uma cruel doença? Durante a celebração do culto, nas palavras proferida por um dos filhos num discursos de despedida ficou nítida a jornada do pai junto de Deus. Aquele homeme havia feito muito pelo Reino de Deus e Deus havia feito infinitamente mais pela sua família. Eles aprenderam, muito antes de qualquer luta, a ter um espírito firme. Quando a luta chegou o espírito estava preparado. Isso certamente não vinha simplesmente de anos de terapia, ou de uma confissão positiva, mas de vidas que trilhavam o caminho do Senhor, na presença do Espírito Santo.
Em Provérbios 18.14 diz que “o Espírito firme sustenta a pessoa na sua doença, mas o espírito abatido, quem o pode suportar?” . De fato, quem não cultiva firmeza do coração no Senhor em tempos de paz, o fará com muito mais dificuldade no meio da provação. Alguns, nem sequer suportarão sem provar de desespero e desmaio da alma.
Como lidar com situações de tristeza.
Precisamos ter o coração preparado para dias difíceis, enquanto os dias são melhores e mais tranquilos. Não existe jeito fácil de passar por dias de luto e dor, mas existe força no meio do caos, graças a presença de Deus pelo seu Santo Espírito. Firmeza de espírito, sem dúvida, não é uma característica humana natural ou desenvolvida. Essa ´euma característica espiritual, que o espírito nos concede em meio a jornada de obediência a Deus.
Como você lida com situações de dor e tristeza? Você reage como quem tem um espírito firme ou abatido? Você tem vivido uma vida firmada no Senhor ou só recorre a Ele nos momentos de desespero?
Que Deus nos ajude a cultivar um Espírito firme, que é alegre Nele e que encontra consolo Nele.
Rev. Lucas Maracci
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui