O Messias Prometido.
A tradição cristã celebra o Tempo do Advento nos quatros domingos que antecedem o Natal. A comemoração desse período, no entanto, não consta dos manuscritos bíblicos, como constam a Pascoa e o Pentecostes, por exemplo. Mas podemos tranquilamente afirmar que o Tempo do Advento é alinhado à Bíblia, pois tem a intenção de prepara as mentes e corações dos cristãos por um mês para então celebrar o Dia Glorioso do nascimento do Messias prometido, Jesus Cristo. É dizer, o Advento é um tempo em que trazemos a memória aquilo que nos dá esperança. Este é o 1º domingo de advento, e quero inaugurar falando justamente sobre a esperança.
Desde a queda de Adão a humanidade vive na tensão e na expectativa da reconciliação com Deus e restauração da condição pré-queda, que era de santidade e comunhão plena com o SENHOR
A queda corrompeu o homem.
A queda corrompeu o Homem e o separou de Deus, sendo notório que tudo o que a humanidade conseguiu produzir sem a comunhão com o Pai foi pecado, morte e desordem. Entretanto, vemos claramente na Bíblia que foi Deus que ativamente estende a mão aos seres humanos e prometeu salvação. Isso nós vemos já no ato seguinte a queda, em Gênesis 3.15.
Os crentes do passado criam nas promessas de Deus, que foram se revestindo em alianças (primeiro com Abraão, depois com Moisés, depois com Davi e por fim a nova e eterna aliança, em Jesus Cristo).
Precisamos exercer nossa gratidão a Deus.
Estes crentes esperavam ansiosamente pelo Messias, e Deus, na plenitude dos tempos o enviou (Gl. 4.4-5). A esperança, a santidade, a imaculabilidade habitavam no Verbo encarnado, Filho de Deus, cheio de graça, de verdade, e da glória do Pai (Jo 1.14). Se no passado o povo de Deus cria nEle e esperava por Jesus, agora nós o louvamos pelo cumprimento da sua promessa e exaltamos o nome de Jesus por tudo o que fez por nós na cruz, e por fim esperamos por seu bendito retorno.
Neste 1º domingo de advento, precisamos exercer nossa gratidão a Deus pelo resgate realizado por intermédio de Jesus Cristo na sua primeira vinda, aguardar ansiosamente ‘a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador’ (Tito 2.13).
Em Cristo!
Irmão. Werllen Rodrigues!
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando ,