Somos uma igreja FIEL À PALAVRA.
“Dos céus ele fez com que ouvissem a sua voz, para ensiná-los, e sobre a terra lhes mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo vocês ouviram as suas palavras.” (Deuteronômio 4:36)
Um grande amigo meu costuma dizer que “crente de verdade gosta de 3 coisas: orar, ir na igreja e ler a Bíblia.” E, de fato, são três ações que demonstram o quanto nosso coração tem sido moldado pelo Evangelho. Um cristão verdadeiro, com toda certeza, é alguém que gosta de estar em comunhão com Deus através da oração; um discípulo de Cristo também é alguém que gosta de estar em comunhão com os irmãos na vida da igreja; mas não podemos nos esquecer que alguém que verdadeiramente nasceu de novo gosta de ler, estudar e ouvir a Palavra que o regenerou (I Pedro 1:23).
Uma das realidades mais maravilhosas a respeito de Deus é que Ele se mostra gracioso até mesmo em se revelar a nós: conhecemos o Senhor não porque somos inteligentes ou capazes, mas porque Ele resolveu falar conosco. E a Bíblia é o lugar onde o Senhor resolveu registrar aquilo que Ele falou. No entanto, nós também podemos dizer que o verdadeiro povo de Deus é aquele que, de fato, ouve o que Deus fala.
Seremos sempre fiéis a palavra.
O texto de Deuteronômio citado acima exemplifica essa realidade. Às portas da Terra Prometida, Moisés lembra o povo de Deus que nunca foi visto algo semelhante: um Deus que tenha resolvido falar com seu povo (vs. 32-34). E a resposta do verdadeiro povo de Deus é ouvir o que Deus fala (vs. 39,40).
Como igreja, um dos nossos maiores esforços (se não, o maior dos nossos esforços) é sermos sempre fiéis à Palavra. Evidentemente, esse é um esforço que começa no púlpito – começa em cada uma das pregações, devocionais e estudos ministrados pelos pastores e demais irmãos que se dedicam ao ensino. Essa responsabilidade e empenho intencional é o que tem movido a nossa igreja a se tornar cada vez mais dedicada no ensino da Palavra. E, perceba a ênfase: da Palavra.
Cada um de nós precisamos viver a Palavra.
Ainda que nós, como igreja, reconheçamos o valor da ciência, da experiência, da sabedoria, estas coisas não serão enfatizadas em nossos tempos de ministração. E o motivo é simples: estas coisas podem e devem ser conhecidas, no entanto, o momento de culto ou de Escola Bíblica não é o espaço para que isso aconteça. Simplesmente pelo fato de que o povo de Deus é verdadeiramente edificado pela Palavra de Deus, nós continuaremos ministrando exclusivamente a Palavra de Deus. Porque nós somos o povo de Deus, então, somente a voz de Deus é capaz de edificar, salvar, regenerar, encorajar e fortalecer.
No entanto, a fidelidade à Palavra não termina na ministração – ao contrário: o objetivo da Palavra é a transformação da nossa vida! E para sermos, de fato, fiéis à Palavra, nosso discurso precisa estar aliado à prática. Por isso, nós também sempre devemos nos dedicar a viver aquilo que ouvimos na Palavra. Esse é o nosso objetivo final – cada um dos membros da igreja vivendo em fidelidade à Palavra do Senhor.
Parabéns, Igreja Presbiteriana do Tarumã
Glória somente a Deus!
Rev. Thiago Mattos
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui