Relembrando do que se trata a Doutrina da Aliança
Na última semana, começamos a falar sobre a doutrina da Aliança, com base na Confissão e Fé de Westminster, em seu capítulo 7.
A doutrina da Aliança, de uma forma resumida, nada mais é do que uma forma de compreendermos de como Deus apresenta suas relações com o ser humano por meio de um representante, um Redentor que cumpre o pacto que Deus fez com o homem.
Também, a doutrina da Aliança está no centro da teologia bíblica reformada, porque é por meio dela que entendemos quem é Jesus, o que Ele fez em nosso favor e qual deve ser a nossa resposta àquilo que Ele conquistou para nós.
Não conseguimos cumprir a Lei de Deus, mas Jesus sim
É nessa relação que vemos que é na Lei de Deus onde Ele revela Sua vontade, mas também Sua bondade, porque o propósito da Lei é dar vida.
No entanto, ninguém consegue isso por causa do pecado do nosso primeiro representante federal, Adão, e não cumprimos a Lei de Deus, e por isso, precisamos de um Representante Federal Perfeito, Jesus Cristo.
No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Thiago Mattos, tivemos a oportunidade de entender mais, nessa segunda parte, sobre a doutrina da Aliança, que devemos ter a noção de que todos os crentes em Jesus recebem uma exigência, a fé.
A Lei fala o que não conseguimos fazer, e do que Jesus faz por nós
Diante disso, entendemos que somente Cristo resolve o mais profundo problema de nossas almas, o pecado, pois somos feitos coerdeiros, juntos com Jesus, das mesmas bênçãos da obediência à Lei de Deus.
Também, a Lei não está anulada, pois Adão não conseguiu cumprir, mas Jesus sim. Ele pagou em nosso lugar o preço da desobediência da Lei, a fim de que tenhamos vida. Por isso, por causa de Jesus, devemos cumprir a Lei de Deus porque é Ele quem nos capacita a fazer isso.
E essa expressão de Graça é revelada em toda a Bíblia, isto é, crentes do Antigo e do Novo Testamentos conheciam a Deus e precisam da redenção do Senhor, onde hoje, por causa da revelação de Deus, entendemos que a Pregação da Palavra e a devida ministração dos Sacramentos são os meios dessa Graça onde Deus abençoa Seu povo.
E por fim, que tenhamos em mente de que Jesus é o centro da doutrina da Aliança do Senhor, pois é Ele quem faz tudo em nós e por nós.
Aula integrante da série “Bases da Reforma Protestante”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 24.10.2021.
Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.
YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma
Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.