A Bíblia nos ensina sobre o impacto do Evangelho
O impacto da verdadeira compreensão do Evangelho deve fazer de nós aptos na compreensão da Palavra e no fazer discípulos. O texto bíblico a seguir nos oferecerá a base para o desenvolvimento desse pensamento:
“Entendestes todas estas coisas? Responderam-lhe: Sim! Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas novas e coisas velhas.” Mateus 13.51-52
Vocês entendem todas estas coisas?
As parábolas não são historinhas bíblicas, mas foi um jeito de fácil comunicação que Jesus utilizou para falar sobre o Reino de Deus. E em Mateus 13, depois de uma série de sete parábolas, Jesus se direciona aos seus discípulos e pergunta: “vocês entenderam tudo isso o que foi dito?” Mas a caminhada desses discípulos com o Senhor não começou na primeira parábola desse capítulo. Eles já haviam aprendido muitas coisas com o seu Mestre.
O sentido de entender, na forma mais completa da palavra, é compreender; e as parábolas que Jesus conta nesse contexto não estão obstantes dos ensinamentos que Ele já havia, até então, ensinado aos seus discípulos. Logo, podemos entender que Jesus está perguntando a eles e a nós: “Vocês entendem todas estas coisas?” E isso faz com que nos questionemos: “como entendemos o impacto da verdadeira compreensão do Evangelho?”
No último domingo, pudemos ser edificados por uma mensagem que nos instiga a parar e buscar uma compreensão mais ampla do que entendemos ou sentimos em relação ao Evangelho, e de como ele impacta a nossa vida e a do nosso próximo; mensagem, esta, ministrada pelo Rev. Lucas Maracci em Mateus 13.51-52.
Beba da Palavra e faça discípulos
Diante da exposição da Palavra, a pergunta que nos faz pensar é: “compreendemos o que aprendemos até aqui ao longo de nossa vida?” Isso deve impactar o nosso viver, não apenas a nossa intelectualidade, mas em todo nosso ser, pois o Evangelho transforma quem somos.
E para quê? Existe um objetivo quando entendemos a Palavra de Deus. Não é algo para transformar o nosso ser apenas, mas com isso nos é designada uma missão: ser discípulos de Jesus e fazer discípulos de Jesus, que vão buscar o conhecimento bíblico com a vivência do compartilhar com profundidade, e cuidando uns dos outros.
Também, diz respeito ao nosso coração, aproveitando a Bíblia em sua integralidade (2 Timóteo 3.16-17), e tendo o nosso passado, antes de conhecermos a Cristo, ressignificado, redimido no Senhor, pois essas coisas velhas são feitas novas. Tudo é aproveitado para que mais e mais pessoas sejam discípulos de Jesus aptos na compreensão da Palavra.
Pregação ministrada pelo Rev. Lucas Maracci a partir de Mateus 13.51-52 na Igreja Presbiteriana do Tarumã, em Curitiba, dia 26.09.2021.
Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.
YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma
Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.