O discipulado e seu caminho
Você já ouviu falar ou sabe o que é discipulado? A Palavra de Deus fala para o discípulo de Jesus que existe um caminho: o caminho estreito do discipulado. O texto abaixo nos dará a base para esse entendimento:
“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”
Mateus 7.13-14
Não é uma escolha
No Sermão do Monte, Jesus não está propondo em primeira instância a ensinar simplesmente a ética do Reino Deus, embora que isso seja evidenciado como consequência de seu ensino. O Sermão do Monte tem como objetivo de trazer uma realidade de necessidade de transformação do nosso coração a partir do Evangelho, o que nenhuma ética ou moral pode fazer.
No entanto, os ensinamentos de Cristo não estão obstantes da Lei de Deus prescrita ao longo das Escrituras que têm a ver com a vida e a morte, e nisso vemos um contraste no texto em destaque desse estudo: a morte está relacionada com o ENTRAR no caminho e a porta largos, e a vida com o ENCONTRAR o caminho e a porta estreitos, e é em reação a esta que Jesus dá uma ordem aos seus discípulos: Entrai pela porta estreita!
No último domingo pela manhã, na aula da Escola Bíblica ministrada pelo Rev. Thiago Mattos, tivemos a oportunidade de compreender que o discipulado é pelo caminho estreito, e que não é uma opção aos discípulos de Jesus escolher entre o caminho largo e o estreito.
Aos passos de Jesus
Aprendendo tais coisas, percebemos que o caminho de Deus não é espaçoso, mas, sim limitado por ser o Único Caminho: Jesus Cristo. Também, o caminho de Deus não pode ser descoberto com base na opinião da maioria, pois ela está indo para a perdição, ao passo que ela mente para si mesma crendo que está indo para a vida, e por isso não pode ser trilhado se formos movidos pelo desejo de querer agradar a maioria, pois a nossa piedade deve ser direcionada a agradar a Deus.
Lembre-se: os dois caminhos não são o fim da caminhada, mas têm significados eternos para onde eles levam: vida e morte. Jesus nos chama para um compromisso radical, absoluto, isento de neutralidade e parcialidade.
Com isso, precisamos direcionar o que Jesus nos ensina ao Evangelho prático, sincero e profundo, e para isso, precisamos renunciar ao mundanismo e seus ideais (os caminhos), e romper para a autonegação à semelhança do Senhor Jesus.
Nunca esqueça: o caminho do discipulado é estreito, pois por mais que seja difícil, ela conduz para a vida.
Aula integrante da série “Sermão do Monte – A Vida do Cidadão do Reino”, ministrada na Escola Bíblica da Igreja Presbiteriana do Tarumã em Curitiba em 12.09.2021.
Curta o vídeo, inscreva-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para receber as notificações dos próximos vídeos.
YouTube: https://youtube.com/iptaruma
Facebook: https://facebook.com/iptaruma
Instagram: https://instagram.com/iptaruma
Sem. Narciso Braun
Igreja Presbiteriana do Tarumã
Saiba mais sobre a IPT clicando aqui.